terça-feira, 13 de agosto de 2013

Alfabeto Japonês – Hiragana e Katakana

Hoje veremos mais detalhes sobre hiragana e katakana, os dois sistemas de escrita mais básicos dos japoneses que já foram discutidos aqui. Muitas vezes aparecem pessoas que não sabem por onde começar a aprender japonês e a minha recomendação é sempre esta: hiragana e katakana. É mais fácil do que você pensa!

Você pode aprender sozinho

Você pode aprender hiragana e katakana sem ajuda de ninguém. A maioria dos caracteres são simples, com 2 ou 3 traços! Dependendo da sua memória e força de vontade, é possível decorar todos rapidamente: eu memorizei todos os hiraganas em um único dia!
A
Olhe o caractere acima. Esta é a letra “A”, em hiragana. Você consegue memorizar sozinho, não é? São apenas três traços! Pegue um lápis agora e verá que até consegue escrevê-lo! E depois vai ver que pode fazer o mesmo com todos os caracteres!

Cada caractere é uma sílaba

De vez em quando aparece alguma pessoa me perguntando algo do tipo “como se escreve ‘B’ com letras japonesas?”. Resposta: “Você não escreve.”. O sistema de escrita japonês é diferente: cada caractere representa uma sílaba, não existem consoantes “soltas” (com exceção do “ん”). Cada sílaba pode ser escrita de duas formas: em hiragana e katakana.
Hiragana Katakana
Exemplo: sílaba “MA”, em hiragana e katakana

Por que duas formas para escrever a mesma coisa?

O Hiragana é utilizado em palavras japonesas. Já o Katakana é utilizado para escrever palavras de origem estrangeira (incluindo nomes), onomatopéias e as vezes para destacar algo no texto (que seria normalmente escrito em hiragana).

Como escrever

Existe uma ordem correta para escrever caracteres japoneses. Geralmente os traços são escritos de cima pra baixo, esquerda para direita, mas em caso de dúvida o site Yamasa Institute tem gifs animados que mostram a ordem:
A I U E O
Para treinar a escrita, aqui no site você pode criar uma planilha para prática e imprimir. Um outro pequeno detalhe é que eles seguem a ordem “a i u e o” e não “a e i o u”.

Lista

Basicamente você terá que aprender 46 caracteres diferentes em cada um dos alfabetos. Alguns caracteres podem ser modificados com pequenos tracinhos ou uma bolinha no canto, formando outros sons como você pode ver nas colunas mais a direita:

Hiragana

a i u e o    
ka ki ku ke ko
ga gi gu ge go
sa shi su se so
za ji zu ze zo
ta ti tsu te to
da di zu de do
na ni nu ne no

ha hi fu he ho
ba bi bu be bo


pa pi pu pe po
ma mi mu me mo

ya yu yo

ra ri ru re ro

wa wo

n


Katakana

a i u e o    
ka ki ku ke ko
ga gi gu ge go
sa shi su se so
za ji zu ze zo
ta ti tsu te to
da di zu de do
na ni nu ne no

ha hi fu he ho
ba bi bu be bo


pa pi pu pe po
ma mi mu me mo

ya yu yo

ra ri ru re ro

wa wo

n

As letras や, ゆ e よ podem ser combinadas com algumas outras letras, formando novos sons. Quando isso ocorre, elas são escritas em tamanho reduzido (ゃ, ゅ, ょ). Exemplo: り (ri) + ょ (yo) = りょ (ryo).
Listando assim pode parecer bastante coisa, mas não é. Tente começar pegando o “a i u e o” para aprender. Quando ficar fácil passe para o “ka-ki-ku-ke-ko”, e assim por diante.

Observações sobre a pronúncia

  1. GI e GI pronunciam-se “gui” de guitarra e “gue” de guerra
  2. SA, SU, SE e SO sempre prounciam-se como “SSA”, “SSU”, “SSE” e “SSO” de pássaro, susto, seis e solto
  3. JI pronuncia-se como “di” de radical
  4. CHI pronuncia-se “ti” de tia
  5. HA, HI, HE e HO possuem pronúncias semelhantes a rato, risada, rede e roupa – sempre com som de “R”
  6. RA, RI, RU, RE e RO equivalem às pronúncias de garagem, tarifa, peruca, careta e garoto.
  7. WA tem a pronúncia semelhante ao ditongo crescente “ua” de água
  8. WO pronuncia-se “o”, apesar do “w”
  9. “N” indica nasalação e constitui uma sílaba à parte
  10. JA, JU e JO pronunciam-se como “dja”, “dju” e “djo”
  11. CHA, CHU e CHO pronunciam-se como “tcha”, “tchu” e “tcho”
Observações da pronúncia copiadas do livro Aprenda Japonês Lendo Mangá

Para treinar

  • http://www.aeriagloris.com/LearnJapanese/ – um teste que te mostra um caractere aleatório e você tem que escolher entre 5 opções (pode-se deixar mais fácil reduzindo para 4 ou 3 opções). Dá pra fazer qualquer combinação: mostrar o caractere em hiragana e opções em romaji, ou mostrar o romaji e opções em katakana, etc.
  • http://www.realkana.com/practice/ – Neste você tem que escrever o caractere que aparece aleatoriamente. Você pode limitar o conjunto dos caracteres que vão aparecer (por exemplo: caso você tenha aprendido só a-i-u-e-o-ka-ki-ku-ke-ko e quiser treinar apenas com estes)

Nenhum comentário: