domingo, 23 de junho de 2013

Vamos recapitular? Veja as armas do PS4 e do Xbox One para a disputa na próxima geração

Fonte: Reprodução/Adrenaline
Após a enxurrada de informações na E3, as linhas de guerra foram delineadas. Sony e Microsoft se preparam para mais uma batalha, enquanto a Nintendo assiste do camarote – ou melhor, da arquibancada.
Ainda que uma empresa tenha filosofias e princípios dos quais não abre mão, a mudança de políticas pode ser um esforço necessário para que o consumidor, rei da cadeia, tenha suas preces escutadas. Possivelmente com o orgulho ferido, a Microsoft jogou a arrogância de escanteio e adotou a postura que a comunidade vinha pedindo. A empresa de Bill Gates eliminou todas aquelas políticas restritivas de seu novo console e agora, enfim, podemos declarar como legítima a batalha contra o PS4 – pois a vitória da Sony poderia ser esmagadora.
Agora que estamos em um cenário um pouco mais equilibrado, conseguimos ponderar o arsenal que cada gigante tem em mãos, começar a juntar as cifras para colocar no cofrinho e tomar a decisão de qual será a próxima aquisição. Acreditem: a luta está bem balanceada.
Fonte: Reprodução/Avidabloga
Vale ressaltar que os marcadores adiante não apontam diferenças técnicas de hardware, pois ambas as montagens são robustas o suficiente e já fizemos esse comparativo antes. O intuito é mostrar alguns recursos de funcionalidade que cada console apresentará e o acervo de exclusivos presentes em cada plataforma. Dessa forma, ficaremos armados até os dentes, assim como as duas companhias:
  • Kinect, Eye e preços: o Xbox One precisará estar “kinectado” o tempo todo. Contudo, vale reforçar que o sensor de movimentos da Microsoft foi uma inovação no mercado ao implementar o conceito “não use controles” e permitir um alto grau de imersão nos jogos que utilizam o recurso. O Eye do PS4, por outro lado, não estará incluído no pacote e é um acessório opcional, tendo recursos de interação um pouco mais tímidos que os do Xbox One. Isso justifica a diferença de preço entre os dois consoles: o PS4 custará 399 dólares, e o Xbox One, 499. A lacuna de 100 dólares representa um valor expressivo na hora de considerar a aquisição;
  • Conectividade com a internet: o Xbox One não terá mais a checagem diária e não exigirá conexão com a internet para que se possa jogar, equiparando-se ao PS4. A conexão só será necessária na primeira vez que o console for ligado para a definição de configurações. Ainda não se sabe se essa configuração inicial conectada será necessária também no PS4;
  • Controles: seguindo o padrão de design de seu console antecessor, o Xbox One trará um controle com melhor anatomia para jogadores que curtem shooters, forte público-alvo do console. Já o PS4 traz sutis melhorias ao consagrado Dualshock com um controle que tem touchpad e está um pouco mais espaçado;
Fonte: Reprodução/ExtremeTech
  • Suporte para duas telas: o PS4 pretende alavancar seu irmão PS Vita. O portátil será quase que um “joystick” do console de mesa ao permitir a função “Remote Play”, em que certos jogos poderão ser começados no PS4 e continuados no Vita. Além disso, a telinha do aparelho pode ser utilizada simultaneamente com alguns jogos, por exemplo, ao servir como retrovisor em games de corrida. Já o Xbox One terá o SmartGlass ao seu lado, aplicativo que funcionará em diversos smartphones e tablets e permitirá que o jogador faça tracking de seu progresso, participe de desafios e execute outras funcionalidades relacionadas aos jogos do Xbox One;
  • Apoio aos indies: a Sony já deixou clara sua política de apoio aos desenvolvedores independentes no PS4. Ela fornecerá kits de desenvolvimento e uma arquitetura otimizada a esses artistas sem qualquer restrição. A Microsoft, por outro lado, continua nebulosa com relação ao assunto e sempre desconversa as perguntas feitas com uma justificativa (forte, diga-se de passagem): Minecraft;
  • Conquistas e troféus: um dos trunfos do Xbox 360 foi implementar o sistema de conquistas, posteriormente copiado pela Sony em forma de troféus. A nova Xbox LIVE trará um organizado e robusto sistema auxiliado pela nuvem, em que novas conquistas podem ser implantadas ao longo do tempo e com tracking em tempo real de cada ação do jogador. Já a Sony não apresentou o funcionamento dos troféus no PS4 ainda. A tendência, contudo, é que o sistema permaneça o mesmo. Os dois sistemas permitirão a migração direta do ID do jogador – todos os dados serão transferidos aos novos consoles;
Fonte: Reprodução/Bond-Tastic
  • Ênfase em outras mídias: vítima de piadas em sua apresentação, o Xbox One trará um foco em outras mídias, como a televisão, ideia que parece já ter se assentado um pouco na cabeça dos consumidores. Uma função denominada “snap-mode” permitirá que o usuário inteligentemente usufrua dos recursos. O PS4 trará outros serviços de streaming além do Netflix e também falou em televisão, mas sua proposta hardcore está bem delineada desde o começo. Além disso, o vídeo promocional que a Sony soltou recentemente mostra uma elegante interface em que vários usuários se conectam e interagem podendo enviar vídeos e imagens em tempo real;
  • Retrocompatibilidade: os games do Xbox 360 não serão compatíveis com o Xbox One. O PS4, por outro lado, contará com o serviço Gaikai, que faz streaming de jogos. Ainda não se sabe o acervo do PS3 que aparecerá pelo serviço ou se todos os títulos chegarão a ser disponibilizados;
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Não podemos nos esquecer das franquias exclusivas que cada empresa já coleciona. Do lado da Microsoft, temos nomes como Halo, Fable, Gears of War, Alan Wake, Forza e outros. Já a Sony conta com uma bagatela de exclusivos: God of War, The Last of Us (que pode ser uma trilogia), Ratchet & Clank, Jak and Daxter, Sly Cooper, Gran Turismo, Uncharted e outros mais. Todos esses jogos certamente aportarão na próxima geração, cada qual defendendo seu selo de exclusividade.
E então, decidiu para onde vai o rico dinheirinho do seu porquinho?

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