sábado, 22 de junho de 2013

Need for Speed Rivals E3 2013: a volta de NFS em alto estilo; veja nossa conversa com a piloto Glorymar Fernandez

Need for Speed Rivals era um dos games mais barulhentos no estande da Electronic Arts durante a E3 2013. Com um lugar bem destacado e diversas máquinas para os gamers embarcarem em corridas frenéticas, o novo NFS deu o que falar e chamou a atenção de muita gente.
A demo da E3 foi curta e apenas multiplayer, mas foi o suficiente para revelar as “intenções” do jogo. Rivals lembra muito a linha Hot Pursuit em essência: perseguições policiais em velocidades insanas, sem grandes preocupações com um realismo mais ferrenho, digamos assim. Confira o vídeo e as informações abaixo para ficar por dentro da nossa rápida experiência com a versão para PlayStation 4.

​Rivalidade é pouco
Nós tivemos a chance de correr como policiais, sendo que a outra metade do pessoal estava encarnando os Rivals e tinha como missão, obviamente, escapar dos oficiais da lei. A nostálgica fórmula de “polícia e ladrão” está de volta e, por mais que muitas pessoas pensem que trata-se apenas de “mais do mesmo”, as perseguições estão muito divertidas.
Como policial, você tem a chance de ir à caça dos bandidos com muito estilo. O nitro é crucial para obter altas velocidades. Além disso, é preciso sempre ficar de olho no mapa para saber onde virar e identificar a localização dos inimigos. Outro item importante na tela é a lista de objetivos a serem cumpridos, incluindo batidas contra adversários e derrapadas durante um certo período de tempo.

Você também pode fazer uso de pulsos eletromagnéticos para baquear e diminuir a energia dos alvos. Basta manter a mira firme depois de ativar o comando e o EMP é disparado automaticamente. Outro recurso interessante são os espinhos derrubados estrategicamente para causar dano também. E é claro que uma das formas mais divertidas de pegar os Rivals é simplesmente batendo com tudo neles.
Sem problemas em dirigir e se divertir
A mecânica deste NFS é muito prática e dinâmica, respeitando a fórmula da série. Os controles oferecidos na demo se mostraram bem simples. Digamos que não há um nível elevado de realismo em termos de física e gráficos em geral. Entretanto, o visual na versão para PS4 estava bem atraente, mostrando que os desenvolvedores da Ghost Games fizeram uso do potente hardware da nova geração.

​Foi possível notar efeitos muito interessantes de iluminação e interação entre objetos. Algo que notamos é o fato de que até mesmo as luzes das sirenes dos veículos são refletidas nas gotas de chuva que atravessam a tela. São detalhes como esse que acabam oferecendo um conjunto visual muito aprazível.
E você pode estar pensando: “onde fica o dano dos veículos nessas corridas malucas?”. O indicador de dano obviamente é o que mede se um carro fica inutilizável ou não. Há postos nos quais você pode passar e automaticamente consertar seu possante. Isso é ainda mais útil para os Rivals, que frequentemente são abalroados pelos policiais, não é mesmo?

Assim como vários games mostrados na E3, o novo NFS também conta com um sistema de pontos, chamados Speed Points. A maior parte das ações realizadas, portanto, faz subir a pontuação. Ao fim das corridas são exibidas tabelas com as maiores pontuações dos Cops e dos Racers. E aí, você seria capaz de brigar pelas primeiras posições no ranking?
Conversa rápida com quem entende do assunto
O BJ teve a ótima oportunidade de conversar rapidamente com a piloto de corrida Glorymar Fernandez, que dirige veículos de alta velocidade há mais de 10 anos e está atuando como porta-voz do game para EA. Glorymar falou brevemente sobre a proposta geral de Rivals: “NFS Rivals é um game no qual o pessoal da Ghost Games colocou toda a sua energia para fazer com que os jogadores pudessem captar a adrenalina das corridas”.
Fonte da imagem: Baixaki Jogos
“O jogo possui novos elementos e as pessoas podem personalizar seus carros. Baseado na engine Frostbite 3, os gamers podem vivenciar gráficos espetaculares, o que é bom para todos.”
“Um dos recursos mais interessantes é o All Drive, no qual você pode detectar amigos e correr com eles automaticamente. Isso não ocorria no passado, pois antigamente você tinha que voltar, ir para o menu Multiplayer para somente então achar e correr com seus amigos. Agora todos estão na mesma cidade e isso facilita tudo.”
Fernandez ainda realçou a importância do sistema de Speed Points — citado acima — tanto para os policiais quando para os fugitivos. Por fim, a porta-voz deu o seguinte recado ao público brasileiro:
“Eu sei que o Brasil possui uma grande quantidade de corredores e eu só queria agradecer a todos que me ajudaram na minha carreira. Divirtam-se com Need for Speed Rivals!”
Fonte da imagem: Baixaki Jogos
Need for Speed Rivals será disponibilizados nas plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 19 de novembro deste ano. Para PS4 e Xbox One, o game deverá sair ainda em 2013 também.

Nenhum comentário: