sexta-feira, 21 de junho de 2013

E3 2013: Nintendo mostra que é possível fazer um excelente retorno para Link em estilo retrô


Fervendo! A E3 deste ano estava recheada de novidades, já que este é o ano de lançamento de dois consoles novos: o Xbox One e o PlayStation 4. Mas nem por isso a Nintendo deixou de mostrar novidades – muito pelo contrário. A empresa trouxe uma boa quantidade de games realmente jogáveis na feira.
Os jogos apresentados foram não só para Wii U, mas também para o portátil 3DS. Um deles é o novo The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, que muitos consideram como uma continuação direta do game para Super Nintendo – A Link to The Past. Entretanto, trata-se “apenas” de um título com base e estilo semelhantes ao seu antecessor. Veja abaixo um vídeo nosso experimentando ele:
Mais uma lenda
A Link to The Past foi o primeiro Legend of Zelda o qual tive contato ainda no Super Nintendo. O estilo dele e a trilha sonora marcaram e ficam na memória até hoje, por se tratar de fato de um jogo para ser lembrado. A Nintendo procurou resgatar os elementos de forma muito interessante, tentando criar uma experiência nova para o portátil.
Talvez o ponto mais alto que eu percebi ao experimentar é a jogabilidade. A resposta aos controles e a facilidade para movimentar o personagem, executar ataques e utilizar os itens está muito boa. É muito fácil acessar o menu e adicionar qualquer coisa pela tela de toque, que realmente acrescenta ao game.

Quem jogou a Link to The Past vai ver que a passagem pelos cenários abertos e pelas dungeons não muda muita coisa. Os caminhos existem da mesma maneira, assim como você continua empunhando seu escudo e espada, destruindo inimigos e grama em busca de itens e “rupees”.
Energia e habilidades novas
A grande novidade do título é o poder de Link de literalmente entrar nas paredes e se transformar numa espécie de desenho. Com isso fica mais fácil de passar por lugares sem passarelas e até atravessar barras em janelas, chegando nos destinos. É claro que isso vai acabar adicionando novos desafios ao game dentro das dungeons.

Uma diferença perceptível é que agora existe uma barra de energia ao lado da tela, que esvazia conforme você usa alguns itens específicos, como o martelo e a nova habilidade de entrar nas paredes. A boa notícia é que ela carrega sozinha depois de um tempo, não deixando você na mão frente aos inimigos.
Mas será que o jogo vai valer a pena? Se você gosta de Zelda, com certeza! O título parece simples demais no começo – talvez pelo fato da visão ser “de cima” - mas logo ele surpreende e se mostra divertido, desafiador e muito bonito. O 3D funciona muito bem e é legal ver Link pulando de penhascos com tanta profundidade. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds estará disponível ainda nesse ano, em novembro.

Nenhum comentário: