quarta-feira, 26 de junho de 2013

E3 2013: conversamos com a Nintendo sobre a ausência de conferência e o lançamento do console no Brasil

Muito se discutiu sobre a presença da Nintendo na E3 2013, já que ambas as concorrentes (Microsoft e Sony) estavam lançando seus novos consoles. Assim, algum tempo antes do evento, a empresa anunciou que dessa vez não faria nenhuma apresentação em conferência de abertura, para a surpresa de muitos.
Para esclarecer isso e ainda descobrir detalhes do lançamento do Wii U no Brasil, nós estrevistamos Bernardo Guzmán-Blanco, o Relações Públicas da empresa na América Latina.
Começamos perguntando sobre algo que interessa muitos brasileiros: “Quando será lançado o Wii U no nosso país e qual será o preço?” Como resposta, Bernardo explicou que estavam preocupados em ter mais jogos antes de lançar o console definitivamente, que deve vir no final do ano. Em relação ao preço, a Nintendo ainda está negociando impostos e taxas de importação para definir um bom valor.
Depois, aproveitamos para tirar uma dúvida que estava deixando muitos com a pulga atrás da orelha: “A Nintendo deixou de fazer uma conferência porque ficou com receio da concorrência, que tinha consoles novos?”
Guzmán-Blanco afirmou que não foi essa a causa. A ideia por trás da apresentação de 2013 é de que seja bem diferente da que houve no ano passado. Enquanto a E3 2012 teve foco em hardware, a atual deveria se concentrar nos jogos.
Sendo assim, a Nintendo não quis restringir sua apresentação para apenas quem estivesse de fato na E3, mas sim para todo o mundo, com a Nintendo Direct. Assim, as novidades seriam mais acessíveis. (Isso explica as ações realizadas em algumas lojas de departamento, que contavam com novidades jogáveis do Wii U ao público.) Entretanto, não se sabe se no ano que vem o modelo deve ser seguido.
Para encerrar, perguntamos da participação da empresa na Brasil Game Show 2013, já que ano passado ela teve forte presença. Infelizmente ainda não há detalhes sobre isso, então só resta aguardar.
Enfim, como nós já havíamos comentado durante a nossa cobertura na feira, todos os estandes estavam muito bons, incluindo a Nintendo, que trouxe diversos games novos realmente jogáveis (ou seja, com hands-on) tanto para o 3DS quanto para o Wii U. Demos avaliações boas e agora ficamos ansiosos pelos lançamentos.

Nenhum comentário: